quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


Mais detalhes


Apresentamos a 4a. edição da Bíblia, na tradução oficial da CNBB, a todos os leitores e estudiosos da Palavra de Deus.

O anúncio constante da Palavra de Deus, o incentivo à sua leitura e a promoção do seu estudo são aspectos da missão primordial da Igreja, que a nossa Conferência Episcopal deseja favorecer e incentivar por meio da divulgação da Sagrada Escritura. "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos e o que nossas mãos apalparam da Palavra da Vida (...), que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós, isso (...) nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo" (1Jo 1,1-3).

O Concílio Vaticano II faz suas as palavras de S. Jerônimo ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo e pede a todos os fiéis a assídua leitura e estudo da Bíblia, acompanhada da oração, a fim de que se estabeleça o colóquio entre Deus e o homem; pois a Ele falamos quando rezamos; a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos (cf Dei Verbum, 25). Deus, carinhosamente, vem ao encontro de seus filhos e lhes fala em linguagem humana, para que eles possam entrar sempre mais na comunhão com o Mistério divino.

O Concílio recorda ainda que a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras da mesma forma como o próprio Corpo do Senhor. (...) Sempre as teve e tem, juntamente com a Tradição, como suprema regra de sua fé porque, inspiradas por Deus e consignadas por escrito de uma vez para sempre, comunicam imutavelmente a palavra do próprio Deus e fazem ressoar através dos Profetas e Apóstolos a voz do Espírito Santo (Dei Verbum, 21).

A Bíblia, na tradução oficial da CNBB, servirá de referência para a Igreja Católica no Brasil. Dela extrair-se-ão os textos citados nos documentos eclesiais e, além da leitura individual e comunitária, seu uso é especialmente recomendado para a catequese, as reuniões, os encontros de oração e de formação. É intenção da CNBB oferecer, num futuro próximo, uma edição da Bíblia que tenha, ao mesmo tempo, a aprovação para ser usada na proclamação das leituras na Liturgia.

Leia mais: http://downloadcatolico.blogspot.com/search/label/Aquivos%20em%20PDF#ixzz0mDWsjEOc
Under Creative Commons License: Attribution

Servidor: 4Shared
Arquivo: PDF
Tamanho: 6MB

0 comentários:

Blog Archive